Conheça os principais golpes aplicados para roubar seu dinheiro!

Todos os dias, novas notícias sobre fraudes envolvendo talões de cheque e cartões de crédito aparecem na mídia. E os golpes, que vitimam um grande número de pessoas, se tornam cada vez mais especializados. Para diminuir as estatísticas, é fundamental que os consumidores conheçam as fraudes e dificultem o trabalho dos criminosos. Atenção sempre!

De acordo com a Ong ABC (Associação Brasileira do Consumidor), muitas pessoas ainda caem na conversa de golpistas que ligam dizendo ser funcionários do banco ou operadora de cartão de crédito e digitam os números dos plásticos e/ou senhas. Com isso, acabam tendo os cartões clonados.

Além disso, um grande número de consumidores não presta atenção na hora de pagar uma compra e permite que funcionários mal-intencionados anotem os números dos cartões e códigos de segurança e, em alguns casos, até troquem o plástico por um outro.

Outros golpes comuns são os anúncios de consórcios sorteados, com cotas contempladas, bilhetes premiados, multas de trânsito, seqüestros virtuais, cartões premiados etc.

Proteção gratuita

Para proteger o consumidor, não só dos criminosos, a entidade oferece consultas (pessoalmente, por telefone, fax ou e-mail) totalmente gratuitas há sete anos. Mais informações podem ser obtidas no www.ongabc.org.br.

Quem quiser também pode obter orientação sobre as cobranças ilegais e abusivas de juros e taxas, as vendas casadas, os danos morais, as práticas de coação feitas pelas empresas de cobrança etc.

Fonte: Segs

Tags:

Quer compartilhar essa página?

Os comentários estão fechados.